segunda-feira, 4 de junho de 2012



Histórico

Esta unidade escolar foi criada, em 1978 com a finalidade de atender aos filhos dos trabalhadores da UHT (Usina Hidrelétrica de Tucuruí) parte de um complexo de dezoito escolas que formavam a Unidade Integrada de Ensino de Tucuruí.
 Com o nome de Unidade Integrada de Ensino de Tucuruí - Rui Barbosa a escola era administrada pela Construção e Comércio Camargo Corrêa e atendia exclusivamente, alunos da primeira à quarta série do ensino primário (hoje, séries iniciais do Ensino Fundamental).
Em  1986, sob a administração do Sistema de Ensino Pitágoras de Ensino, os alunos foram remanejados para a  Escola São Pedro de Alcobaça (hoje Instituto Federal do Pará) e, o prédio passou a atender ao ensino  pré-escolar com  o nome de Unidade de Ensino Pré-Escolar Cinderela.
Em 1991, com o encerramento de várias frentes de trabalho da UHT a Eletronorte cedeu o espaço para a Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará. A escola torna-se, então, uma instituição pública atendendo, nos turnos matutino, vespertino e noturno, estudantes do ensino de primeiro e de segundo grau. O Ensino de Segundo Grau (hoje, Ensino Médio), além da Educação Geral, oferecia também cursos técnicos profissionalizantes nas áreas de Administração, Contabilidade e Magistério. Para atender a demanda crescente de alunos foi necessário construir de dez salas de aulas.
Obedecendo às exigências da LDB, em 1998, o Ensino Fundamental foi municipalizado e o Governo do Estadual assumiu a responsabilidade do Ensino Médio. Gradualmente, foram extintos os cursos profissionalizantes. Em 2006 foi implantada a EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A escola continuou a prestar serviços à comunidade atendendo alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, embora administrada por duas esferas diferentes e, ocupando um único prédio a convivência era muito harmoniosa. Como a oferta de vagas era grande a rede física foi ampliada com o atendimento de estudantes de outros bairros  e de municípios vizinhos.
No entanto, a história da  Escola Estadual de Ensino Médio Rui Barbosa também foi marcada por momentos de incertezas.
Em 2001, sob a alegação de falta de espaço, os alunos do Ensino Médio matriculados no período matutino e vespertino, foram remanejados para o “Lobinho,” uma velha construção de madeira erguida em 1980 para atender, temporariamente, alunos do Ensino Infantil. Como prédio estava com ameaças de ruir em 2003 a Eletronorte cedeu um novo espaço - um antigo prédio onde, na década de oitenta, funcionava um restaurante (hoje Centro Cultural). Somente em 2005, após alguns entraves políticos, um acordo firmado entre a Eletronorte, Governo Estadual e Prefeitura Municipal selou o retorno dos alunos do Ensino Médio.
Atualmente, o prédio da escola está cedido para o funcionamento do Ensino Médio conforme o Termo de Comodato nº 0284/96 –Eletronorte/Brasília-DF embora ainda, divida o mesmo espaço físico com o Ensino Fundamental.
Hoje, a Escola Estadual de Ensino Médio Rui Barbosa que é referência de qualidade em educação no município, busca oferecer um ensino de excelência e de prestar um bom atendimento à comunidade.

Nenhum comentário: